quarta-feira, 1 de abril de 2009

Leitura dinâmica: Módulo I – Pequenos jornais religiosos

Sou uma ledora vagarosa. Os mais dados à chacota poderiam classificar isso como retardo literário ou até mesmo deficiência lingüístico-visual. Eu sempre me apoiei no pretexto de que sou apenas uma pessoa que gosta de apreciar as palavras.


Desta forma, a minha aparente lerdeza seria apenas uma forma de melhor admirar a beleza das poesias de Drummond e Pessoa, imaginar os personagens e locais descritos por Érico Veríssimo e absorver as informações tão bem apuradas por Ruy Castro.

Lindo, né? É o que eu conseguia fazer com que os outros acreditassem, até que chegou a faculdade e a pilha de textos e livros desagradáveis não parou de aumentar, revelando o quão esfarrapada era a minha desculpa.

Eis que certo dia pela manhã, quando aguardava o metrô chegar na plataforma, uma pequena luz se acendeu no fim do túnel.

Não, a luz do fim do túnel não indicava o fim dos meus dias, só me fez olhar para o lado e reparar na moça que estava logo à minha esquerda. Ela estava concentrada, lendo o seu jornal para passar o tempo. Eu, que também posso ser classificada como leitora oportunista, peguei carona no jornalzinho dela, que descobri se chamar Fé Mundial. A matéria que consegui vislumbrar, e que - a julgar pelo jeito como o polegar dela passeava pela folha - era a que ela também lia, falava sobre graças obtidas pelos fiéis que frequentavam a empresa. Digo, igreja.

Mas isso não vem ao caso. Não quero julgar as convicções religiosas e/ou gostos alheios. Só pego carona em suas leituras. E assim prossegui lendo a reportagem, sem parar para fazer avaliações e críticas. E não é que eu terminei três parágrafos antes dela?

É por isso que eu decidi: curso de leitura dinâmica? Só se for da Universal.

3 comentários:

Laís Clemente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Carneiro disse...

Você não vai atualizar isso não?

Gabriel Carneiro disse...

Você não vai atualizar isso não? [2]